Oznei Haman - vão se preparando pra se empanturrar! |
Curiosidades sobre a Meguilá:
* Meguilat Ester é o único livro das escrituras que não menciona o nome de Deus.
* Meguilat Ester é o único que contém palavras que aparecem em nenhum outro lugar na Bíblia.
Estas são:
Tevet: o décimo mês hebreu.
Patshegen: uma cópia do texto (escrito).
Ahashdarpenim: palavra persa para "os oficiais do rei".
Pur: palavra persa que significa "lote".
Karpas: palavra persa para o algodão.
* Todas as letras do alfabeto hebraico são encontrados na Meguilat Ester 3:13.
*O nome de Haman é mencionado cinqüenta e quatro vezes na Meguilá.
* A palavra hebraica Mishteh, que significa banquete, ocorre 20 vezes na Meguilat Ester (que é igual ao total de todas as outras vezes que é encontrada no restante da Bíblia).
* O maior versículo da Bíblia aparece na Meguilat Ester (Meguilat Ester 8:9). Ele tem 43 palavras em hebraico (veja quantas são em Português!).
"Então, foram os escrivães do rei chamados na época, no terceiro mês, que é o mês de Sivan, no vigésimo terceiro dia do mesmo, e foi escrito de acordo com tudo o que Mardoqueu ordenou a respeito dos judeus, aos sátrapas, e aos deputados e aos governadores das províncias, que se estendem da Índia até a Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada província segundo a sua escrita, e a cada povo em sua língua, e aos judeus de acordo com a sua escrita e de acordo com sua língua" (Meguilat Ester 8:9).
* O Talmud nos ensina que em Purim devemos beber até não sabermos a diferença entre "Bendito seja Mordecai"e "Maldito seja Haman." Curiosamente, o valor numérico das letras hebraicas em cada uma das frases, "baruch Mordechai" Abençoado seja Mordechai" e "Arur Haman" - Maldito seja Haman, ascende a um total de 502.
E por falar em "Maldito seja Haman ..."
* Em 30 de janeiro de 1944, Hitler disse: "Se os nazistas são derrotados, os judeusserão capazes de celebrar uma Purim especial.