sexta-feira, 11 de março de 2011

PURIM ESTÁ CHEGANDO #3 - CURIOSIDADES

Oznei Haman - vão se preparando pra se empanturrar!

Curiosidades sobre a Meguilá:

* Meguilat Ester é o único livro das escrituras que não menciona o nome de Deus.

* Meguilat Ester é o único que contém palavras que aparecem em nenhum outro lugar na Bíblia.

Estas são:

Tevet: o décimo mês hebreu.
Patshegen: uma cópia do texto (escrito).
Ahashdarpenim: palavra persa para "os oficiais do rei". 

Pur: palavra persa que significa "lote". 
Karpas: palavra persa para o algodão.

* Todas as letras do alfabeto hebraico são encontrados na Meguilat Ester 3:13.

*O nome de Haman é mencionado cinqüenta e quatro vezes na Meguilá.

* A palavra hebraica Mishteh, que significa banquete, ocorre 20 vezes na Meguilat Ester (que é igual ao total de todas as outras vezes que é encontrada no restante da Bíblia).

* O maior versículo da Bíblia aparece na Meguilat Ester (Meguilat Ester 8:9). Ele tem 43 palavras em hebraico (veja quantas são em Português!).

"Então, foram os escrivães do rei chamados na época, no terceiro mês, que é o mês de Sivan, no vigésimo terceiro dia do mesmo, e foi escrito de acordo com tudo o que Mardoqueu ordenou a respeito dos judeus, aos sátrapas, e aos deputados e aos governadores das províncias, que se estendem da Índia até a Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada província segundo a sua escrita, e a cada povo em sua língua, e aos judeus de acordo com a sua escrita e de acordo com sua língua(Meguilat Ester 8:9).

* O Talmud nos ensina que em Purim devemos beber até não sabermos a diferença entre "Bendito seja Mordecai"e "Maldito seja Haman." Curiosamente, o valor numérico das letras hebraicas em cada uma das frases, "baruch MordechaiAbençoado seja Mordechai" e "Arur Haman" - Maldito seja Haman, ascende a um total de 502.

E por falar em "Maldito seja Haman ..."

* Em 30 de janeiro de 1944, Hitler disse: "Se os nazistas são derrotados, os judeusserão capazes de celebrar uma Purim especial.

quarta-feira, 9 de março de 2011

PURIM ESTÁ CHEGANDO #2 - COMO COMEMORAR?

Meguilat Esther feita em pergaminho, exatamente como nos rolos da Torah
Purim é mais do que uma festa animada e um divertido baile de máscaras. Ela também é repleta de ensinamentos e fatos curiosos. Por exemplo, existem quatro mitsvót muito importantes e fáceis de cumprir, que só se pode fazer nesta data. Confira abaixo:


1) Ouvir a Meguilá

Para reviver os eventos milagrosos de Purim, ouvir a leitura da Meguilá (o Pergaminho de Esther) duas vezes: uma na véspera de Purim, na noite de sábado, 19 de março e novamente em Purim dia 20 de março.
Para cumprir a mitsvá adequadamente, é fundamental ouvir cada palavra da Meguilá.
Em certos pontos na leitura, onde o nome de Haman é mencionado, é costume fazer barulho com chocalhos, etc e bater os pés, um sinal para "erradicar" o seu nome mal do mundo. Nesta hora as crianças se divertem, porque Purim é o único momento em que é uma mitsvá fazer barulho!


2) Matanot La 'evionim (Dôe aos pobres)

A preocupação com os necessitados é uma responsabilidade durante todo o ano, mas em Purim é uma mitzvá especial lembrar dos pobres. O cerne desta mitzvá é dar tzedaká para, pelo menos, duas (mas de preferência mais) pessoas carentes em Purim, durante o dia 20 de março. A mitsvá é melhor cumprida se você der diretamente aos necessitados. Se, no entanto, não for possível encontrar pessoas pobres, coloque pelo menos duas moedas em uma caixa de caridade.


3) Mishloach Manot (Envio de porções de alimentos para os amigos)

Em Purim enfatizamos a importância da unidade judaica e amizade, enviando doações de alimentos para os amigos.

Como funciona a mitzvá: No dia 20 de março enviar um presente, constituído de pelo menos dois tipos de alimentos prontos para consumo (por exemplo, massas, frutas, bebidas), para pelo menos um amigo. Os homens devem enviar para homens e mulheres para mulheres. É preferível que os presentes sejam entregues por meio de terceiros.


4) Mishteh (Coma, Beba e Seja Feliz)

Purim deve ser comemorado com uma refeição festiva especial no dia de Purim, na qual a família e amigos se reúnem para alegrar o espírito Purim. É uma mitsvá para beber vinho ou outra bebida durante a esta refeição.


Costumes de Purim

Fantasias e Oznei Haman
Purim é uma data especial para as crianças. Durante a noite e também durante o dia costume usar fantasias, uma alusão ao fato de que os milagres de Purim foram acontecendo disarçadamente, através de "coincidências". Existe também um significado por trás de um alimento tradicional de Purim, o Oznei Haman, uma massa doce, com forma de triângulo e  recheada com geléia. O doce pronto é igual às orelhas pontudas de Haman).

segunda-feira, 7 de março de 2011

Bye, bye, friozinho...

Subida pro Monte Hermon, só pra deixar a galera de água na boca...

A primavera aqui em Israel começa, oficialmente, no dia 21 de março. É o prenúncio da chegada daquele calorão bem característico daqui. No entanto, o friozinho em "Jerusa" ainda continua, apesar do considerável aumento na temperatura do país. E, no final desta semana, só pra deixar os meteorologistas loucos, a previsão para Jerusalém e outros picos mais altos do país é de... neve!! Isso mesmo. Bom, pelo menos é o que dizem por aqui. Vamos deixar então pra conferir na quinta-feira... Enquanto isso, vocês tupiniquins podem ir se abanando e aproveitando a vista do Hermon aí de cima.







domingo, 6 de março de 2011

A Menorah

Yoel Bomba brilhando ao lado da Menorah da Cidade Velha
Toda a vez que se fala sobre ou se aproxima alguma festa judaica, como Chanuka, Purim, etc, lembramos também da destruição dos dois Templos de Jerusalém, um sofrimento muito grande para nosso povo. Mas entre nós existe muita gente que vai além do sentimento de esperança e, literalmente, põe a mão na massa. É o caso de algumas organizações que se dedicam a manter viva nossa história. Como exemplo, vemos a famosa Menorah da cidade velha, réplica do utensílio que pertenceu ao Primeiro Templo, destruído por Nabucodonossor, Imperador da Babilônia, em 587 AEC. Nosso amigo aí acima ficou bem na foto, ao lado de tanto ouro.

Curiosidades sobre a Menorah:
  • É feita de puro ouro 24K.
  • Contém mais de 60kg de ouro.
  • Seu interior é oco.