quinta-feira, 17 de março de 2011

Caminhando sobre o mar

André, Alon, Rafael e Alvinho, caminhando sobre o mar.
Tem foto que a gente, simplesmente, tem que ver de novo. Algumas imagens da nossa Kesher Trip ficaram na memória (e ainda bem que no HD também) de tão especiais. Como essa, em Cesarea, num dia em que tudo estava perfeito. O mar revelando os corais, o sol esquentando um pouco o inverno e claro, a nossa galera atrás de aventura e de fotos excepcionais. Só faltou um mergulho nas piscinas de corais pra fechar o dia. Ê, vidinha mais ou menos...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Corre rio, desce cachoeira

Galera do Mabat 2011 passeando por Ein Avdat, no deserto do Negev

Existe um fenômeno que acontece aqui em Israel quase todos os anos. Por mais que o país tenha um clima majoritariamente seco e árido, nas épocas de chuva não é raro ver o cenário mudar drasticamente. A chuva, que não cai na maior parte do ano, chega a provocar verdadeiras enchentes-relâmpago que correm pelos rios, cachoeiras e se dirigem ao mar morto. É isso o que acontece com o Nahal Tzin. Conhecido por suas trilhas e cenários deslumbrantes, durante o ano quase todo o leito do rio seco é um convite a uma caminhada. E quando chove forte, bem, aí, sai de baixo! E a gente não podia ficar fora dessa aventura, né? Bom, óbviamente só quando o dia está sequinho, sequinho e não há nenhuma nuvem no céu. Confira as fotos para ver a diferença.

Cachoeiras sazonais no deserto do Negev

terça-feira, 15 de março de 2011

Por dentro do Kotel

Seção coberta do Kotel Hamaaravi

Todo mundo conhece o Kotel, certo? Mesmo quem ainda não veio a Israel sabe muito bem reconhecer por imagens a muralha ocidental do Templo de Jerusalém. Aí fica fácil. Mas o que nem todos sabem é o que acontece por debaixo dos panos, ou melhor, do muro. Um pouquinho "mais pra lá" fica uma espécie de caverna, parte coberta do Muro das Lamentações, que abriga muitas coisas interessantes. Salas de estudo, rolos de pergaminho, muitos livros e claro, muita gente, o tempo todo. Aí em cima demos uma palhinha da vista interna.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Casamentos



Quem nunca se divertiu num casamento judaico? Ah! Mas casamento de amigo é melhor ainda. Este mês tivemos a honra de presenciar o casamento de não um, mas dois de nossos queridos ex-bachurim, agora senhores chefes-de-família. É uma experiência sem igual. Depois de vivenciar o dia-a-dia na yeshivá e ver o crescimento e o amadurecimento daquele que um dia foi nosso colega de escola e de pelada é emocionante presenciar mais uma etapa da vida sendo cumprida, abrindo a porta pra tantas outras.

Mazal Tov aos noivos Paulinho e Dovid Mor, verdadeiros exemplos de pessoas pra todos nós.

Mazal Tov!!!

domingo, 13 de março de 2011

A união faz a força

Grupo da Kesher Trip do BO somando para a agilizar o trabalho da cozinha de um hospital
Voluntariado faz toda a diferença. Uma das experiências mais marcantes da nossa kesher trip 2011 foi o trabalho voluntário. Uma oportunidade única para que nossos jovens vissem o que chamamos de "lado de lá", ou seja, como existem pessoas que precisam e como, também, existem pessoas que ajudam. Aqui em Israel não é raro encontrar "profissionais" de voluntariado. São pessoas comuns entre profissionais, estudantes e aposentados que dedicam horas de suas semanas para ajudar ao próximo. Kol hakavod pro nosso grupo aí de cima, com a mão na massa e mostrando que a união realmente faz a força.