quinta-feira, 3 de março de 2011

PURIM TÁ CHEGANDO! JÁ PENSOU NISSO? #1 - FANTASIAS



Fantasias de Purim. Quem nunca se divertiu só de pensar em ir a uma festa a fantasia? Ainda mais divertido é pensar na fantasia, planejá-la e depois fazê-la. Então vamos lançar um desafio. O Blog do BO vai fantasiar um de nossos queridos bachurim com a sua idéia e vai desfilar em Jerusalém durante Purim. E aí galera? Quem se habilita a ver sua criação circulando por Yerushalaim? Quem quiser, pode mandar mais de uma idéia. Sem problemas...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Volta à casa

Galera do Binyan com os "muchachos" da Sucath David
Quase dois meses se passaram. Verdade seja dita, imperceptíveis. Em janeiro passado chegou um grupo muito especial no Binyan Olam. Oriundos de uma comunidade super unida e calorosa de Buenos Aires, a galera do Sucath David, em sua maioria jovens entre 18 e 21 anos, veio deixar sua marca por Eretz Israel (e pelos corredores do BO também). Depois de tudo o que aprenderam, curtiram e viram por aqui, voltam à Argentina. Só podemos desejar muita sorte aos que retornam e, claro, esperamos vê-los logo, logo.

terça-feira, 1 de março de 2011

Os grandes no BO

Garotada do BO que foi a Bnei Brak especialmente pra trazer Rav Galinsky (centro) até nós

Recentemente recebemos a visita do Rav Yaacov Galinsky no BO, considerado um dos "gdolei ha dor", ou seja, um dos grandes rabinos da nossa geração. Na contramão dos tradicionais mega eventos, organizados em salões gigantescos, lotados de pessoas querendo ouvir a sabedoria de um grande rabino, nosso bate-papo, quase informal, teve um clima caseiro e bem íntimo. Na pauta, temas como, "o alto valor de cada judeu para o mundo". Falando sempre de forma descontraída e muito animada, Rav Galinsky sabe, como poucos, rechear suas falas de histórias e ensinamentos. Assim, com a mesma facilidade que causa encantamento, provoca lágrimas e sorrisos  em quem o escuta. Quer saber a verdade? Foi show!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Binyan Olam Entrevista #2

Olha o Fabio aí no dia do Rapel (e de fundo o Alvinho)

Pra nossa segunda entrevista, tá aqui mais um dos brasileiros que tão aqui no B.O.

Nome completo: Fabio Isac
Apelido: Não tenho.
Hãn?: Ué, o que você quer que eu faça?
Comida preferida: Da casa do Rony Bisker.
Agora a verdade: Além da casa do Rony, da casa do AB também.
Há quanto tempo em Israel? Dois anos e oito meses.
Pretende ficar? Sem dúvida.
Por que? Porque não existe melhor lugar no mundo pra se morar, principalmente sendo judeu.
Sente falta do Brasil? Da minha mãe, do meu pai, do meu irmão, do meu sobrinho, do Rav Shmuel (Binyan Olam de SP), da pizza do Danilo (Via Babush), da D. Valquíria (cozinheira de mão cheia lá da casa da minha mãe), do Corinthians (nem tanto, vai).
Há quanto tempo está aqui no BO? Dois anos e meio.
O que aprendeu de mais legal no Binyan Olam? A ser uma pessoa melhor. A buscar o potencial das minhas melhores qualidades através da análise dos meus erros. A priorizar as necessidades dos outros antes das minhas.
O que recomendaria pra quem está pensando em vir? Ter em mente que vai encontrar muitos amigos aqui, sempre preocupados no seu bem estar. Venha com muita vontade de aprender, porque aqui o pessoal tem muita boa vontade de ensinar.
Uma lição de vida: Sempre que se deparar com obstáculos, por mais difíceis que possam parecer, nunca se dê por vencido. Pois o prazer de tê-los superado compensa qualquer sacrifício. E o crescimento vem justamente do esforço.
Um exemplo de pessoa: O Rav Dovid. Só conhecendo para entender. Não existe, no mundo, pessoa mais feliz do que ele. E meu avô (z"l).